quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Galáxias NGC 4038/4039 e NGC 4027

Meu primeiro registro de uma galaxias feito no dia 01 de fevereiro, numa noite um pouco complicada, nuvens surgiam do nada e desapareciam na mesma velocidade. A galaxia das antenas NGC 4038/4039 estão localizadas na constelação do Corvo a uma distância de 45 milhões de anos-luz de nós.As galáxias das antenas estão passando por uma colisão galáctica, e são conhecidas como as galáxias das antenas, porque as duas caudas longas de estrelas , gás e poeira ejectados das galáxias, como resultado da colisão assemelham a um inseto com antenas . Os núcleos das duas galáxias estão se unindo para se tornar uma gigante galáxia . A maioria das galáxias provavelmente sofre pelo menos uma colisão significativa em suas vidas. Este é provavelmente o futuro da nossa Via Láctea quando colidir com a galáxia de Andrômeda.
Abaixo o registro com SkyWatcher 150 f5 com 18'22" de exposição:




O astrofotografo mwill298 fez um registro das Galaxias das Antenas em RGB com mais de 7 horas de exposição somados todos os canais. É impressionante o tamanho das "antenas" quando comparadas ao tamanho das duas galaxias em colisão.

 


Aqui, uma ferramento utilizada para definir a astrometria da região, fornecido pelo site nova.astrometry.net, onde você carrega a imagem e ele retorna com a identificação dos objetos presentes no registro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário