quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Registro de Carnaval

Apenas um registro. Na segunda-feira de carnaval tive a oportunidade de ter observado um céu sem poluição luminosa alguma no distrito de Antônio dos Santos - MG. Foi a primeira vez que pude ver o céu tão limpo, depois que comecei a me interessar por astronomia, e chega a ser impressionante a quantidade de estrelas a mais que pôde ser observado, incluindo a via lactea bem nítida.
À esquerda registro durante um blecaute no Canadá,
à direita, o mesmo local com os efeitos da PL
 Uma pena eu não ter conseguido pegar minha câmera a tempo antes de ir, mas tentarei voltar lá esse fim de semana.
Essa diferença de quantidade de estrelas visíveis em uma região e outra se deve a Poluição Atmosférica (PA) e principalmente a Poluição Luminosa (PL). O que ocorre nas grandes cidade é que com o avanço dos tempos a iluminação publica se tornou algo necessário, trazendo sensação de mais segurança e permitindo o desenvolvimento de algumas atividades noturnas. O problema se fez presente, quando observou-se que essa luz, ao invés de ser direcionada somente ao chão, acabava tendo parte dela escapando para a atmosfera, sendo refletida muitas vezes pelas particulas de poluição presente no ar, dando este tom amarelado ao céu que presenciamos nos dias de hoje.

Nesta imagem do Fotografo Sean Parker podemos observar que mesmo a cidade a uma distância considerável, ainda assim é possível ver o alcance da poluição luminosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário