terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tentativa de Alinhamento 1

Setup armado, porém o céu totalmente nublado
Hoje cheguei do trabalho com alguns planos em mente. Faz um bom tempo que enrolo para fazer alguns reparos aqui em casa, como trocar uma tomada queimada da sala, derrubar uma parede desnecessária onde era a área de tanque, e também estou enrolando para fazer um alinhamento descente da minha montagem equatorial. Tudo certo, parede derrubada, entulho juntado, o problema da tomada é mais complexo do que pensei mas pelo ao menos dei-me o trabalho de olhar e ver o que se tratava e ao anoitecer coloquei o telescópio na varanda. Ah, também fiz uma gambiarra em uma Webcam tabajara que estava jogada na gaveta de tranqueira (acho que todo mundo tem uma), e adaptei ela para ser acoplada no telescópio, retirando a lente, e usando o tubo de uma diagonal estragada que eu tinha aqui. WebCam "Adaptada" 
WebCam "Adaptada" rsrs
rsrs Busquei o software pra fazer o alinhamento pelo método rift, e em no tempo suficiente pra deixar tudo funcionando, aparece nuvens de tudo enquanto é lado, de forma que nem a lua era possível ser observada. Estou fazendo uma hora aqui dentro, mas parece que hoje "o céu não tá pra peixe".

(ATUALIZAÇÃO)Agora por volta de meia-noite e meia o céu resolveu dar uma pequena brecha, e apesar da nebulosidade era possível ver Jupiter bem brilhante. Meu plano de alinhamento não como planejado, mas consegui uns 15 segundos de exposição sem rastros. Fiz a marcação com pincel no chão e hoje se o tempo deixar tento deixar ela o mais correta possivel. Aproveitei e fiz um vídeo com a webcam "gambiarrada" e aprendi um pouco a usar o PIPP e também o RegiStax6. Pela webcam não se via nada além de um pontinho amerelado, mas após o empilhamento o borrão tomou um pouco de forma, mas nenhuma de suas luas apareceram. tenho uma outra webcam sem uso na loja. Farei o teste com ela e vejo se ela apresenta menos ruído. Futuramente quando eu tiver dominando um pouco melhor o assunto sobre empilhamento e como usar os programas tanto para céu profundo quanto para planetas, faço um post detalhado, mas existem excelentes tutoriais no youtube com as melhores formas para obter bons resultados. 

Resultado do empilhamento da captura pelo SharpCap + PIPP + RegiStax6







Nenhum comentário:

Postar um comentário