terça-feira, 26 de maio de 2020

Adaptando Laser Verde Para Uso na Tomada

                               

Um dos itens muito utilizados para a localização de objetos no céu noturno é o laser verde. Existem vários modelos, desde os mais simples de pilha até o mais sofisticados com bateria e chave liga/desliga. O modelo que possuo é desse mais simples, que comprei por 40 reais em um shopping popular e ele tem um grande problema de descarregar pilhas rapidamente, mesmo as alcalinas de boa qualidade acabam não durando mais do que 5 ou 6 observações, lembrando que sempre retiro as pilhas ao final de cada observação, caso contrário dependendo do tempo entre um uso e outro, já na segunda observação o feixe de luz fica extremamente fraco. 
Cansado de comprar pilhas resolvi fazer uma modificação nele, para que ele pudesse funcionar na tomada, com pilhas ou até mesmo com uma bateria de celular. 

As especificações do laser são:

Output Power: Min 2.5mW, Typical 3.0mW, Max 5.0mW 
Working current: Min 10mA, Typical 20mA, Max 25mA 
Working voltage: Min 2.3VDC, Typical 4.5VDC, Max 8.0VDC 
Wavelength: 650nm 
Working Temperature: Min -15°C, Typical 25°C, Max 35°C 
Storage Temperature: Min -20°C, Max +25°C

Ou seja, posso usar um carregador de celular sem risco de queimar o laser.

Ao desenroscar o compartimento de pilhas temos acesso a parte de alimentação do laser. A mola é entrada negativa e a borda interna, a positiva. 


Usei um cabo USB velho que tinha aqui onde removi a conexão USB mini e expus os fios internos. Aqui será importante para nós somente os fios vermelho e preto do cabo podendo isolar o restante. O fio vermelho é o positivo enquanto o negativo é o fio preto. Do outro lado, mantive a conexão USB A, de modo que eu possa usá-la em um carregador de celular. 
Daí em diante o processo é simples, com um ferro de solda solde os cabos nas polaridades respectivas (faça testes antes de fazer a solda para ver se o laser liga). 
Como a finalidade principal desse laser é usá-lo como um laser polar onde irei alinhá-lo com o eixo de ascensão reta da minha montagem EQ1 e com isso facilitar o alinhamento polar, irei descartar o compartimento de pilhas para que o laser tenha seu tamanho reduzido e evite esbarrões desnecessários. 

Inicialmente fiz somente a adaptação para o uso do laser com o carregador de celular, mas em breve montarei uma caixinha para o mesmo ser usado também com as terríveis pilhas ahahahaha e até mesmo com uma bateria. Para o uso com pilhas o processo é mais prático, já com a bateria, preciso montar um esquema para facilitar o recarregamento da mesma, mas creio que seja só questão de sentar e bolar um esquema sem muita firula.


O esquema para uso ficou dessa forma e assim que eu fizer a caixinha de pilhas e bateria compartilho com vocês. Aproveitei e já coloquei ela na montagem para testar e acabei até mesmo já alinhando com o eixo da montagem, inicialmente utilizei fita isolante que além de segurar já fazia a pressão no botão de liga/desliga e depois de alinhada usei durepoxi para dar firmeza e não correr o risco de num esbarrão ele se mover. A forma com que fiz isso fica para um próximo post. 



Ah e antes que me esqueça, use sempre o laser com muita cautela para não apontar para outras pessoas e também não apontar para aviões, pois além de crime pode causar acidentes. Evite também utilizar o laser a todo momento, principalmente em encontros de astrofotografia. Ninguém quer ter suas fotos com riscos verdes ao longo do céu como uma guerra de sabres de luz.   

2 comentários: