quinta-feira, 21 de maio de 2020

Estamos de volta


Hoje me peguei pensando que eu preciso fazer algo para contribuir com a astronomia, principalmente durante esse momento em que vivemos devido ao Covid-19. Pensei em mil maneiras não praticas de contribuição e acabei chegando a conclusão que fazer o simples é mil vezes melhor do que não fazer algo elaborado.



Lembrei-me deste blog que já estava quase mofando e puxa vida! JÁ FAZEM QUASE TRÊS ANOS DESDE MINHA ULTIMA POSTAGEM!

Muita coisa mudou de lá pra cá e muita coisa boa aconteceu também. Bom a começar pelo apartamento, deu tudo certo certo! Temos uma vista incrível e por muitas vezes não preciso descer para a área externa para fotografar, faço tudo direto da janela hahahaha.
Por falar em fotografar, essa foi uma das grandes maravilhas que aconteceram na minha vida durante esse período. Tomei gosto pela fotografia de vez e a natureza sempre foi minha grande paixão, comecei a estudar fotografia e descobri que não conhecia nem 10% de fotografia, equipamentos, ferramentas e edição. Decidi aprender um pouco mais sobre, e decidi que seria hora de vez de monetizar essa minha paixão. Entre um ensaio e outro para familiares e amigos consegui vender o meu primeiro pacote e percebi o quão prazeroso é esse momento para todos: para mim e para a família fotografada. Através das minhas fotografias de natureza consegui chamar atenção para mais pessoas e fui me consolidando. Não é muito, pois tenho apenas os finais de semana de folga do meu outro empreendimento para fotografar, ainda assim, houve tempos em que eu não parava em casa nesses finais de semana. Esse foi o período de maior aprendizado e crescimento. A cada ensaio ou evento eu descobria uma dificuldade que eu tinha e logo já tratava de corrigir isso com estudos. Esses trabalhos me permitiram fazer um upgrade no meu equipamento. Adquiri uma Canon 80D e algumas lentes novas, como a 40mm 2.8 pancake. Ah, e minha T4i que era modificada para astrofotografia acabou indo para nas mãos de outro astrofotografo. Decidi vendê-la ao perceber que precisava ter uma câmera de backup, para caso acontecesse algum imprevisto com a 80D. Após a venda uma grata surpresa também, minha esposa que já demonstrava um certo gosto por fotografar decidiu me acompanhar, então ao invés de uma câmera mais simples, com ajuda dela partimos logo para uma Canon SL2 (um excelente custo-beneficio).


Outro grande acontecimento foi conhecer inicialmente o projeto Astronomia na Serra, com encontros na Serra do Rola Moça, onde havia sempre uma palestra e logo depois subíamos para a plataforma de observação. Através desse projeto, surgiu o grupo Astrofotografia na Serra, onde no mesmo local nos reunimos para fotografar o cosmos. Belas amizades surgiram e muita troca de informação legal ocorre durante os encontros, por vezes, aprendo mais em cinco minutos de conversa do que em duas horas vendo vídeos no youtube. A galera lá é fera!


Da esquerda para direita: Eu, Gleison Quintão, Marcelo Sales, (?), Eduardo Ziller e Filipe de Lima
Enquanto digito, estou percebendo como uma coisa vai puxando a outra. Acho que nunca parei pra pensar nesse "puxa-puxa" rsrs Mas foi através do grupo no whatsapp do Astrofotografia na Serra que conheci o professor Magela do CEFET-MG. Ele é professor do Campus Contagem (que fica de frente meu apartamento), e fiz uma foto muito marcante de um raio caindo bem na direção do prédio do campus, e ao compartilhar no grupo, de prontidão o professor Magela me chamou e após um bate papo pelo aplicativo, me convidou para ir lá conhecer a unidade.

A foto do Raio "caindo" bem na direção do campus, parece até que caiu exatamente sobre o prédio não é mesmo?




Professor Magela e Eu no telhado do campus, onde está sendo instalado um camera de monitoramento de Meteoros da Exoss


Que local incrível, me deu vontade de voltar a estudar hahahaha os poucos professores que conheci lá demonstraram um interesse tão grande quando tocamos no assunto astrofotografia que me senti realmente feliz em poder estar ali naquele momento.
Combinamos algumas palestras para os alunos e logo aconteceu, a primeira foi algo bem informal, uma prática bem direta onde eles já foram logo conhecendo a câmera e os ajustes necessários.

Fotos com os alunos no primeiro encontro.


No fim desse encontro fui convidado a participar do GEDAI (Grupos de Estudos e Divulgação de Astronomia Inter campi do CEFET-MG). Lembro que foi tudo muito rápido e logo já estávamos marcando uma palestra. Essa palestra em si foi muito legal, repassando aos alunos alguns conceitos de astrofotografia e consequentemente de astronomia, haviam até mesmo professores assistindo e foi bacana demais.



1º Palestra de Astrofotografia GEDAI 



Pouco depois ocorreu o encontro anual do GEDAI chamado "Jornada GEDAI", caramba aquilo era tudo muito novo pra mim, em poucos meses eu estava inserido novamente na comunidade estudantil e em meios a cara que sempre ouvi falar mas nunca havia conhecido pessoalmente. Na Jornada falei um pouco sobre o projeto que de astrofotografia no Campus Contagem, e também um pouco mais sobre astrofotografia em geral e tive o prazer de estar próximos a pessoas como Cristóvão Jacques, um dos grande nomes da astronomia brasileira e hoje um dos sócios do SONEAR, também logo após as palestras um bate papo excepcional com o professor Rodolfo Langhi. (Que dia!)


Apresentação dos projetos iniciados na unidade Contagem
Professor Rodrigo Langhi após um bate-papo breve sobre astrofotgrafia.

Depois disso conheci muito mais pessoas ligadas ao GEDAI como o Professor Léo Gabriel, Sidney Maia, Weber Feu e o grande Sérgio, além do talentosíssimos Julio Sardinha e o Warley lá do campus Timóteo.

Em outubro do ano passado (2019), durante a Semana C&T (Ciência e Tecnologia), ministrei mais uma palestra no CEFET, dessa vez com o tema "“Astrofotografia Amadora, fotografando o cosmos com equipamentos básicos”, onde demonstro o quanto a astrofotografia é democrática, podendo ser praticada até mesmo com Smartphone. Conceitos de fotografia e os principais tipos de astrofotografia também fizeram parte dessa troca de conhecimentos tão gratificante.



Cacete, parando pra ler aqui, foi coisa pra caramba hahahahahha

E pra fechar vamos ao que interessa mais: ASTROFOTOGRAFIA!
Bom, começando pelo setup, como já disse, vendi minha câmera modificada e comecei a usar minha 80D para fotografar o céu e como o apartamento aqui é enorme, se eu adquirisse algum setup grande, tenho certeza que minha esposa me colocaria pra fora então, decidi ir para a linha do setup compacto (e barato!). O primeiro passo foi procurar uma montagem equatorial num preço justo. É obvio que não encontrei nada usado com esse quesito, o pessoal até mesmo em equipamentos usados tem pesado a mão nos valores. Então decidi por uma EQ1, é uma montagem pequena e barata que para ser usada com câmera e lente, faz até bem o seu papel. Achei uma montagem usada em SP com um greika de 60mm, tentei comprar só a montagem mas o vendedor só vendia tudo junto. Ainda assim, paguei um bom preço e um pouco depois vendi o refrator a parte, então no fim das contas ficou bem barato essa montagem. O próximo passo foi motoriza-la, e para isso comprei no aliexpress aquele motor drive da Celestron com ajuste manual de velocidade. Tentei alguns "upgrades" nessa montagem mas o mais efetivo sem duvidas foi desmontar ela toda e remontar com graxa nova. Funcionou de forma bem melhor, sem duvidas!

E por ultimo um filtro CLS-CCD para poluição luminosa, que tem me trazido boas capturas quando as faço daqui do apartamento.

Então é isso, acho que não esqueci nada importante nesse período e caso me lembre, adiciono para vocês. Aos poucos vou fazendo uma postagem mais aprofundada sobre cada equipamento.

Fiquem a vontade para deixar nos comentários observações ou até mesmo alguma dúvida. Terei o maior prazer em respondê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário